Banco de Sangue

Ainda existe uma grande rejeição por parte da população , quando se trata de doação de sangue. Toda coleta de sangue segue rigorosas normas, estabelecidas pelos departamentos de saúde governamentais, possibilitando uma segurança total de seus doadores e receptores. A Santa Casa de Misericórdia de Tupã mantem o rigor absoluto na segurança da saúde dos doadores. Todo sangue coletado é minuciosamente analisado para evitar qualquer tipo de transmissão de doenças por esse meio. O material usado em cada doação é totalmente DESCARTÁVEL.

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12h

 

A Unidade de coleta e transfusão da Santa Casa de Misericórdia de Tupã presta serviços de coleta e transfusão para a cidade de Tupã, atendendo a Santa Casa e ao Hospital São Francisco, e a região atendemos as cidades de Herculândia, Queiroz, Bastos, Iacri, Osvaldo Cruz, Parapuã e Rinópolis.

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio, ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

O Banco de Sangue tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e  também a dos pacientes que irão receber a transfusão. Para isso, seguimos a Portaria Vigente, do Ministério da Saúde (MS), que define o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, processamento, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus compomentes. Os doadores são selecionados de acordo com as leis vigentes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), observando-e as normas de segurança estabelecidas com base em vários estudos.

A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato  só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue submetido a rigorosos testes laboratoriais.

Galeria de Fotos