Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho de operadoras de planos de saúde – por meio de um conjunto de indicadores – com o objetivo de aferir o desempenho das empresas que atuam no mercado.

Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Desde 2015, diversas iniciativas foram tomadas visando a tornar o Programa mais atual e mais conectado às outras iniciativas de estímulo à qualidade, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Agência. A reavaliação do PQO resultou na publicação da Resolução Normativa (RN) nº 386, de 9 de outubro de 2015, reformulando o escopo do Programa e alterando as suas 4 (quatro) dimensões de avaliação:

  • Qualidade em Atenção à Saúde
  • Garantia de Acesso
  • Sustentabilidade no Mercado
  • Gestão de Processo e Regulação

Fonte: adaptado de Relatório da Qualificação das Operadoras 2017 – ANS

Os resultados obtidos pela Santa Casa de Misericórdia de Tupã (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo.

Para mais informações acesse diretamente no site da ANS clicando aqui.