Numa situação de emergência, pensamos sempre no que é melhor para nós, ou para quem nós queremos prestar um socorro imediato, uma ajuda. Mas quando temos essa necessidade, será que sabemos pelo menos um pouco, quando usar o PRONTO SOCORRO?
Vamos ver se sabemos mesmo:
- De cada dez pessoas que procuram o Pronto Socorro, em média, seis não são casos de urgência;
- Esses casos que não de emergência, podem ser atendidos com hora marcada em consultórios e postos de saúde;
- Esses mesmos casos que não são de emergência são responsáveis pelo aumento do tempo de espera aumentando o sofrimento daqueles que precisam ser atendidos com urgência;
- Os casos mais graves demandam grande tempo da equipe de atendimento e necessitam de mais atenção pois pode ser o caso de pessoas em risco de vida;
- O número exagerado de acompanhantes no Pronto Socorro causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação;
- O Pronto Socorro não é o lugar correto para solicitação de exames e trocas de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência;
- Quando você passar por consulta nos Postos de Saúde, caso necessite de diagnósticos mais precisos, haverá o encaminhamento para o AME Tupã (Ambulatório Médico de Especialidades), que dispõe de uma estrutura completa para atendimento médico. Esse encaminhamento só pode ser feito através dos Postos de Saúde;
- Muita conversa, discussões e tumultos geram estresse e insatisfação em todas as pessoas no ambiente de atendimento;
- A Santa Casa está sempre em busca de novas metodologias para melhorar o Pronto Socorro, mas para isso funcionar a população também deve fazer a sua parte, buscando o serviço somente em casos de Urgência ou Emergência;
- A sua atenção e a divulgação dessas informações podem ajudar muito a Santa Casa a melhorar a cada dia mais os serviços do Pronto Socorro.
Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Tupã
Jornalista Responsável: Nelson Imperatriz – MTB: 61.719/SP