Função do Pronto-Socorro

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Uma consideração importante, para o conhecimento de todos é que a cada 10 pessoas que procuram o Pronto Socorro de um Hospital, em média, seis não são casos de urgência.

A principal função do Pronto Socorro, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco iminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações.

Na sua grande maioria, esses casos poderiam ser atendidos com hora marcada, em consultórios e postos de saúde. E esses mesmos casos são responsáveis pelo aumento do tempo de espera causado aos que necessitam realmente serem atendidos com urgência, uma vez que os casos mais graves demandam mais tempo da equipe de atendimento.

Outra informação muito importante é a população entender que o que dificulta o trabalho da equipe no Pronto Socorro é o número exagerado de acompanhantes, pois isso causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação.

O Pronto Socorro também não é o lugar certo para solicitação de exames, trocas de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência. O uso consciente por parte dos usuários colabora para o melhor funcionamento do Pronto Socorro, diminuindo o tempo de espera e melhorando o fluxo do atendimento médico-hospitalar.

Agora que você já sabe, faça a sua parte: use corretamente o Pronto Socorro. Com isso você ajuda também a melhorar os serviços prestados pela Santa Casa!  MUITO OBRIGADO

 

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Tupã
Jornalista Responsável: Nelson Imperatriz – MTB: 61.719/SP