Centro de Imagem e Diagnóstico

O Centro de Imagem e Diagnóstico é equipado com equipamentos modernos que garantem um diagnóstico completo, levando ao tratamento correto, dentro dos padrões médicos estabelecidos hoje em dia.

Raio-X são exames radiográficos que utilizam o feixe de raios-X, transmitido através do paciente que impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios-X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico. Em relação à probabilidade de ocorrência destes efeitos, obtém-se imagens radiográficas que, mostram tonalidades de cor cinza bem diferenciadas; conforme a densidade, tudo o que está dentro do corpo surge em tons diferenciados. Com essas impressões, obtém-se diversos diagnósticos importantes que servem como base no tratamento de diversos tipos de doenças ou procedimentos médicos específicos.

Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação (aparelhagem-X). As imagens são obtidas por uma leitura de computadores que processam os dados da radiação, reconstruindo imagens internas das estruturas e órgãos do corpo humano em cortes transversais.

Ultrassonografia, é um método de imagem que utiliza ondas sonoras e o princípio é fazer eco para a obtenção das imagens. Pode-se avaliar órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo paciente. Algumas das aplicações próprias do exame de ultra-som: na região do abdomem (fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, bexiga, etc), pélvico ginecológico (útero, endométrio e ovários), obstetrícia (avaliação embrião ou feto), urologia (rins, bexiga, próstata, etc), mama, tiróide, Ortop-esquelética (ex: ombro, cotovelo, joelho, punho, etc.), vasos sanguíneos (Panoravideo e veias), cardiologia (coração) entre outras aplicações de caráter mais específico

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­